Halcyon

Somente dúvidas e exclarecimentos baseados em regra (ou o mais proximo disso) sobre cartas de Clérigos

Moderators: LUCAL, aberway

Re: Halcyon

Postby Lucius » Tue Aug 30, 2011 3:35 pm

Peguemos o caso do Iuz com Labirinto:
Although the power of Iuz the Evil takes effect after combat has ended, because Iuz's power is combat-related, Iuz can raze the realm being attacked, even if protected by the Labyrinth of Castle Greyhawk.
O Iuz é derrotado e vai para o descarte, porém como seu poder está relacionado ao combate, ele funciona podendo destruir o reino por ele atacado.
Iuz é descartado e tem seu poder acionado após a batalha. Sem problema algum.
Basta fazer essa analogia para os outros casos, a ordem de ativação é uma coisa, mas as cartas continuam a ser descartadas na derrota, todas juntas.
Se tivermos que definir uma regra pra cada detalhe como esse, o jogo mais ficar entediante, coisa que já está acontecendo, ta difícil jogar sem livro de regras ao lado.
E digo mais, se algo não está explicito na carta ou na regra, não precisa ser necessariamente sinal de que faltou juízo sobre o caso, pode ser sinal de que o óbvio é o mais correto a se adotar. :)
Claro, muito disso acima é uma opinião pessoal, cabe aos amigos analisar e pensar a respeito. ;)
Lucius - Lucio Branger
Rio do Sul - SC
lucius.avatar@gmail.com
User avatar
Lucius
Psiônico
Psiônico
 
Posts: 971
Joined: Tue May 18, 2010 4:03 pm
Location: Rio do Sul - SC

Re: Halcyon

Postby Lucius » Tue Aug 30, 2011 3:37 pm

LUCAL wrote:
Lucius wrote:O detalhe mais importante Lucal é que pra uma carta vingadora funcionar a batalha tem que estar definida, encerrada.
E acabou a batalha, tudo é descartado, não descarta-se uma a uma. A questão de ordem de ativação ao fim do combate foi invenção nossa pra coibir algumas jogadas,
agora não podemos usar disso pra determinar que a carta X vai pro descarte depois da carta Y.


ok meu amigo, só temos que definir se as cartas todas são descartadas ao mesmo tempo ou se são descartadas depois de ativada, porque para ambos os casos não existe regra, o que existe de regra é a cupula que diz q existe uma ordem de ativação, ou seja, temos que definir se uma carta ativa depois de descartada, pois, acredito eu, que elas ativem antes de serem descartadas, é uma lógica pelo menos pra mim, tudo bem q lógica spellfire vai longe, mas, essa regra foi VOTADA desta forma, é porque alguma coisa ela tinha q fazer de diferença, concorda?


E ela faz diferença pra alguma coisa, coibindo alguns combos, porém acho que não deve afetar o fato de que tudo foi descartado.
Lucius - Lucio Branger
Rio do Sul - SC
lucius.avatar@gmail.com
User avatar
Lucius
Psiônico
Psiônico
 
Posts: 971
Joined: Tue May 18, 2010 4:03 pm
Location: Rio do Sul - SC

Re: Halcyon

Postby LUCAL » Tue Aug 30, 2011 3:46 pm

ok, amigo, acho q vou aguardar comentários de mais algumas pessoas para realmente vermos como devemos agir neste caso, acho que em ambos os casos tem-se sua razão.
Presidente da Liga BSW de Spellfire
Campeão Nacional 2006
e-mail: luizclaudiomelo@gmail.com / Skype: lucalbsw

Tenha seu negócio online com o investimento de apenas R$ 10,00
http://www.fidenetwork.com.br/site/opor ... resentacao
User avatar
LUCAL
Administrador
Administrador
 
Posts: 3231
Joined: Tue Apr 27, 2010 7:01 pm
Location: Vitória-ES

Re: Halcyon

Postby Literate » Tue Aug 30, 2011 5:13 pm

Pessoal, acho que não tem dúvidas de como funcionam essas cartas, tem muitos exemplos, como o do Julio e Iuz, por isso postei aqui.

O único impasse está em definir se é possivel recuperar a Halcyon da pilha de descarte utilizando seu próprio poder. Que convenhamos é um caso muito específico no jogo.

Eu entendo que executar tal manobra não é possível, como disse anteriormente, seria o mesmo que recuperar o Dragon Cultist com o Dragon Cultist.

Eu concordo com o Lucius quando ele fala sobre demasiadas regras (ao mesmo tempo entendo a preocupação do Lucal, já que exisem eventos organizados pela liga onde existe a possibilidade de tal dúvida aparecer). Eu sou a favor ao bom senso e principalmente a diversão. Cansei de jogar aqui com Campinas, com um certo jogador que vocês conhecem, que afirmava que Tiamat não é um dragão, que pegava um mostro do meu pool com o goblin antes que eu apresentasse um defensor e por ai vai... ainda sim, no meu baralho o Tiamat continuava ali, como uma "Hidra voadora", meus monstros serviam de aliado antes de uma batalha.... cara, o importante é se divertir jogando, essas dúvidas de casos raros, como o da Halcyon, combina antes e acabou, seja feliz!

Jogar Spellfire não tem que ser uma cinência complicada, mas um jogo divertido.

Enfim, o fórum existe justamente para dar opinião, a minha esta aí,tanto para o funcionamento da carta quanto para o andamento do jogo.
Literate
Mago
Mago
 
Posts: 618
Joined: Wed Dec 29, 2010 7:35 pm

Re: Halcyon

Postby Lucius » Tue Aug 30, 2011 5:31 pm

Concordo José ... Halcyon e Julio são casos específicos, basta definir que os dois não podem pegar a si mesmos, o resto é putaria (vale tudo) hauahuahuahuhauahuahuahuahuahauhauhauhauhauhauhauahuahuahuahuahauhauhauhauhauaauhauhauhauahuahuahuah
Lucius - Lucio Branger
Rio do Sul - SC
lucius.avatar@gmail.com
User avatar
Lucius
Psiônico
Psiônico
 
Posts: 971
Joined: Tue May 18, 2010 4:03 pm
Location: Rio do Sul - SC

Re: Halcyon

Postby Ramunaptra » Tue Aug 30, 2011 8:54 pm

Galera, pois é... foi exatamente lendo essa parada do luz que eu usei a lógica reversa.
texto:
Iuz can cast wizard spells. If defeated, Iuz forces one razed enemy realm to be discarded, or razes one realm.
Pra começar não vejo lógica nenhuma no poder de Luz ser ativado quando ele descartado! Mas foi o reference que citou. E convenhamos, o oposto de vitorioso é derrotado. Por que a carta de quando ele é derrotado vai poder usar o poder e a de quando é vitorioso não? E quanto ao cultist discordo! No momento que a carta fala que é o Cultist que retorna dragões da morte, ele tem que está em jogo para usar o poder. Ele tem que está lá vivinho no passo 5 para poder usar o poder. E uma carta revenge do tipo after battle vai botar ele pra rodar na mudança do 4 pro 5. Percebam que na Halcyon, a carta não cita que é ela que traz a carta de volta, e sim que o player que pode pegar uma carta. Não tem nenhuma menção de que ela precisa está em jogo pois a condição única do poder dela é vencer. No momento em que ela vence a batalha, o poder dela já foi concedido ao PLAYER, então não depende mais dela e sim do jogador. E isso elimina também a chance do Julio pois é ele que volta a carta.
Enfim... não tem rasão para Luz poder usar o poder dele e ela não.
Alguém discorda?
E definitivamente a solução não é sair inventando restrições aleatórias. Se não ai sim vai virar mangue!
Ramunaptra
Aliado
Aliado
 
Posts: 44
Joined: Wed Aug 17, 2011 10:37 pm

Re: Halcyon

Postby Literate » Tue Aug 30, 2011 11:50 pm

Cara, o Iuz não usa seu poder da pilha de descarte não... o reference não diz isso, ele diz que para que seu poder seja ativado o resultado da batalha precisa estar definido, assim como o Assassinos entre outros.

Entenda, o poder do Iuz, Halcyon e cia funcionam como conseqüência, de uma condição, no caso do primeiro é ser derrotado em batalha e no segundo é vencer. Se sua Halcyon foi descartada ao fim da batalha, ela não vai dar uma vale pra você escrito "vale uma carta do descarte, nos vemos em breve", ai você vai lá, gentilmente coloca ela no descarte e depois apresenta seu bilhetinho. Não tem como separar o poder desses campeões em fases...

O poder de ambos, ela e Iuz, funcionam com os mesmo em jogo. Nenhuma carta tem poder se não está em jogo! Não confundam "atender uma condição" com ativar o poder fora de jogo.

Kcyr precisa ir para o abismo para mandar outra carta para o abismo também, mas seu poder ocorre enquanto ele está em jogo e não do abismo. O mesmo com Onad, que é descartado para copiar um evento e ainda tem Guerreiros Sagrados que diz que se ele for descartado ele reembaralha a pilha de descarte na de saque (note que no caso do aliado, a condição é descartá-lo, por isso ele sofre o efeito na pilha de descarte). O fato de você atender uma condição não significa que o poder fica em "stand by" até que você decida utilizá-lo, apenas significa que algo vai occorrer quando você cumprir o que precisa para ativá-lo. Caso eu descarte Ellorelloran para retirar uma carta regra, e, não percebi que a carta era imune ao poder do meu campeão, já era, ela foi pro descarte... o que eu fiz foi ativar o poder dela, que não funcionou.

In Play
A card is considered "in play" when the card is either in the pool, in the formation, or involved in a battle. Rule cards that are on the table, and events with a stated duration, are also cards considered to be "in play." A card that is removed from play is typically sent to the discard pile, unless a card's power specifically sends it somewhere else, such as to Limbo or to the Abyss. A card that is not “in play”, no longer has any effect on the game. Recall that when an event is discarded, it is placed in the Abyss.

Como disse antes, na regra TSR não existe ordem de descarte de cartas em combate, mas se o pessoal da liga criou uma, você deve ficar atento para que em jogos com essa regra você não utilize mal suas cartas.

Enfim, o caso da Halcyon funciona assim, se ela vencer ela recupera a carta e depois sofre algum efeito que descarta ela. Se por algum motivo você entender que ela é descartada antes, ela teria perdido o round e não poderia recuperar nenhuma carta.

O caso do Dragon Cultist soa absurdo, certo? Mas é a mesma teoria, eu quero ativar meu poder depois de cumprir uma condição (não ataquei com ele), dar uma pausa e sofrer o efeito de outra carta (no caso Necba) e depois continuar com o seu poder e.... voilá!! Olha quem está na pilha de descarte esperando para ser recuperado? Ele mesmo, nosso amigo Dragon Cultist!
Last edited by Literate on Wed Aug 31, 2011 1:20 pm, edited 1 time in total.
Literate
Mago
Mago
 
Posts: 618
Joined: Wed Dec 29, 2010 7:35 pm

Re: Halcyon

Postby Ramunaptra » Wed Aug 31, 2011 1:17 am

Independente de ser absurdo ou não, realmente havia uma lacuna quanto a ativação das cartas. Esse lance da liga foi bem feito. Em nenhum momento as regras do Spellfire fazem referencia a ordem da ativação dos poderes nesses casos. Ponto pra liga.
Valeu Literate! Agora ficou bem claro! E olha gente, nem sem mais se vale a pena ficar criando mais regras. Estas são boas pra na hora de um campeonato não ter mimimi . Porém o jogo tá ficando muito complexo. Pra galera que já joga Spell a um tempão, como a maioria aqui, blz. É como se atualizar! Mas Tá ficando difícil de ensinar os outros a jogarem! Vai terminar o spellfire sendo extinto quando os jogadores que conhecem as regras pararem de jogar.
Ramunaptra
Aliado
Aliado
 
Posts: 44
Joined: Wed Aug 17, 2011 10:37 pm

Re: Halcyon

Postby LUCAL » Wed Aug 31, 2011 8:35 am

concordo Ramunaptra, (vc bem q podia dizer seu nome né, eta apelido dificil de digitar...kkk) existem muitas regras para quem volta a jogar ou quem está começando a jogar, só que infelizmente spellfire deixou muitas brechas abertas ao longo dos tempos, e este é o trabalho da liga , fechar esta lacunas para que possamos não ter dúvidas quando formos jogar. e na verdade um dos maiores motivos para se parar de fabricar spellfire, além da concorrencia é claro, foi o problema de ter muitas regras e conflitos entre elas, mas nestes anos que voltamos a jogar com campeonatos, estamos acertando tudo aos poucos, e é bem provavel que na cupula 2012, tenhamos pouquíssimas coisas para decidir.
Presidente da Liga BSW de Spellfire
Campeão Nacional 2006
e-mail: luizclaudiomelo@gmail.com / Skype: lucalbsw

Tenha seu negócio online com o investimento de apenas R$ 10,00
http://www.fidenetwork.com.br/site/opor ... resentacao
User avatar
LUCAL
Administrador
Administrador
 
Posts: 3231
Joined: Tue Apr 27, 2010 7:01 pm
Location: Vitória-ES

Re: Halcyon

Postby Ramunaptra » Wed Aug 31, 2011 9:56 pm

Meu nome é Ramon rpz!! Ramon ≃ Ramunaptra ! :P

Tomara que nem pouca coisa tenha! É melhor não ter é nada!! Ai faz o caderno da regra final e pronto!! Acho que a maioria dos casos problemas já foram resolvidos. O fórum aqui é melhor que o Ogre! huahuahuahu
Ramunaptra
Aliado
Aliado
 
Posts: 44
Joined: Wed Aug 17, 2011 10:37 pm

PreviousNext

Return to Clérigos [Clerics]

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron